quarta-feira, 24 de março de 2010

COQUEIRO


O nome científico do coqueiro é cocos nucifera e o seu nome comum é coqueiro da Índia e coco da Baía.
O Coqueiro é a única espécie classificada no género Cocos e a família do coqueiro é carecaceae.
As origens desta planta são discutíveis. Enquanto algumas autoridades dizem que é o Sudeste Asiático, outros dizem que a sua origem é o nordeste da América do Sul. Foram descobertos fósseis na Nova Zelândia que indicam aí a existência de pequenas plantas similares ao coqueiro de mais de 15 milhões de anos. Fósseis ainda mais antigos foram também descobertos no Rajastão, na Índia.
Qualquer que seja a sua origem, os cocos espalharam-se através dos trópicos, em particular ao longo da linha costeira tropical.
Como o seu fruto é pouco denso e flutua, a planta é espalhada facilmente pelas correntes marinhas que podem levar os cocos a longas distâncias.
A palmeira do coco cresce em solos arenosos e salinos nas áreas com luz solar abundante e pancadas de chuva regular (75-100 cm anualmente), o que torna a colonização da costa relativamente fácil.
Já foram encontrados cocos transportados pelo mar tão muito a norte como a Noruega.
O tipo de folha do coqueiro é folha pinata.
Com o coqueiro conseguimos fazer vários produtos como por exemplo nata de coco, leite de coco e ainda serve para artesanato.
O coqueiro foi introduzido no Brasil em 1553 pelos portugueses, o coqueiro pode atingir até 25 m de altura e 30 a 50 m de diâmetro.

Sem comentários:

Enviar um comentário