Nome científico: Cercis siliquastrum
Família: Leguminosae
Género: Cercis
Nomes Comuns: Olaia, Árvore de Judas, Árvore do Amor
Nome em Inglês: Judas tree, Redbud mediterranean
Tipo de planta: Arbusto grande / árvore de tamanho médio
Origem: Sul da Europa e Este asiático
Ciclo vegetativo: Perene
Utilização: Frequentemente usada como árvore ou arbusto de arruamento ou ornamental. Pode ser usada como planta de interior na forma de bonsai. Outras utilizações: pode ser usada para madeira quando bem lenhificada
Folhas: Caducas, simples, de inserção alterna, suborbiculares, com 7-10 cm de comprimento, verdes na página superior e glaucas na página inferior . As folhas novas são em tons de bronze roxo avermelhadas.
Caule: Lenhoso, porte erecto, tronco delgado na forma arbustiva e tronco mais largo e alongado na forma arbórea.
Flores: São cor-de-rosa a roxo, e magenta no início da floração. A variedade Alba apresenta flores brancas. São hermafroditas e polinizadas por abelhas. Apresentam 1-2 cm de comprimento e possuem 2 brácteas. Nascem, antes das folhas, em conjuntos de 3-6 flores ( inflorescências).
Fruto: Vagem discente (siliqua) com 7-10 cm de comprimento, glabra, fica vermelho-púrpura ou castanha na maturação (Julho). O fruto permanece na árvore bastante tempo.
Altura: Atinge 5 a 10 m.
Época de floração: A floração ocorre em Maio e as sementes amadurecem em Setembro.
Solo: Cresce quer em solos ligeiros, médios ou pesados mas prefere um solo arenoso profundo, não sendo o crescimento favorecido em solos argilosos molhados. Cresce bem em solos rochosos. Prefere solos calcários e com textura desagregada. Adapta-se a solos com diversos valores de pH (6,5-9), pode crescer em solos muito alcalinos. Requer o solo seco ou húmido mas bem drenado e pode crescer em solo nutritivamente pobre. Tolera a seca.
Clima: Prefere um clima Continental, o que lhe permite amadurecer bem a madeira. Tolera mal os climas Atlânticos.
Pode crescer com semi-ensombramento (floresta clara), mas prefere locais ensolarados. É sensível às geadas e suporta temperaturas até –15ºC.
Propagação: A propagação é feita normalmente por semente. Devido à dormência interna das sementes, deve-se fazer um tratamento de quebra da dormência antes de se semear ( Primavera). A plantação deve ser feita após um ano de estufa e em Maio devido ao risco de geadas. Sofre com a transplantação.
Cultura: Apresenta uma taxa de crescimento de baixa a média. É cultivada sobretudo na Alemanha e na França.
Pragas e Doenças: Susceptível ao fungo do coral ,Nectria cinabarina, especialmente se crescer em locais com Verões frescos onde a madeira não é inteiramente amadurecida. As plantas deste género são notavelmente resistentes ao fungo do mel (espécies de Armillaria) e a insectos.
TRABALHO REALIZADO POR:
Catarina Gomesnº40
Soraia Correia nº695
Gonçalo Santos nº309
Sem comentários:
Enviar um comentário